7.6.06

Citando

"Se um extraterrestre aterrasse com a sua nave em Portugal, ele ficaria compreensivelmente em estado de choque: o país está a preparar-se para a Copa do Mundo mas, com toda a certeza, o país já sabe que vai ganhar a Copa do Mundo. Não conheço um único português que duvide, por momentos que seja, dessa absoluta e luminosa certeza. Falo de gente aparentemente racional e sem sinais exteriores de demência.
Melhor: existem até filmes publicitários em que os jogadores da Selecção Nacional --os famosos Figo, Deco ou Cristiano Ronaldo-- ostentam o troféu pelas ruas de Lisboa e o povo, coberto de vermelho e verde, aplaude os heróis que, para falar a verdade, só no dia 11 de junho irão entrar em campo. A primeira vez que assisti ao filme, confesso que ri. Depois sorri. Hoje sei que o meu país está a enlouquecer e eu não posso fazer nada.
Bom, poder, até posso. Mas será que vale a pena? Será que vale a pena falar um pouco da --palavra feia, eu sei-- "realidade"? Continuem imaginando o extraterrestre. E agora imaginem que o extraterrestre perguntava, quase por ingenuidade, quantas Copas do Mundo Portugal já venceu. Os festejos esmoreciam subitamente. As bandeiras perdiam a cor. E talvez o povo acordasse da anestesia geral. Na história das Copas, Portugal não tem passado, Portugal não tem presente. E, sobre o futuro, enfim, digamos apenas isto: é tão certo Portugal ser campeão do mundo como eu mudar de sexo e ir morar para Bagdad. Não, exagero. É mais provável eu mudar de sexo e partir para o Iraque".

João Pereira Coutinho, "A Bola é Quadrada".

1 Comentários:

Às 10:26 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Esta citação merece uma resposta elaborada, vamos analisar os factos:
Facto nº 1
O mundial de Futebol realiza-se desde 1930, sendo que em 1942 e 46 não se realizou devido à guerra. Logo faz um total de 17 Campeonatos.
Facto nº 2
Em 17 campeonatos apenas existiram 7 vencedores, Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França.
Facto nº 3
Excluindo o Uruguai (que apenas ganhou a 1ªedição que se realizou no Uruguai e a grande surpresa em 50) todos os outros são as grandes potências do futebol mundial, sendo que França e Inglaterra apenas conseguiram ganhar as disputadas na própria casa, todos com exigências bem maiores de ganhar do nós.
Facto nº 4
De lembrar que grandes potências futebolísticas como Espanha, Holanda e Rússia (ou ex-URSS) nunca conquistaram nenhum trofeu, sendo que apenas a Holanda conquistou por duas vezes o terceiro lugar, apenas igualando a nossa melhor marca.

Por isso meu caro João Pereira Coutinho (e Edgar pelo apoio dado) o optimismo é saudável e deve ser apoiado, o que acontece em Portugal é apenas semelhante ao do resto dos países participantes, a “realidade” de que fala, sobre não ter-mos passado nem presente na historia da copa, é uma verdade, mas com isso está a querer dizer-me que, com a excepção dos 7 países que já conquistaram copas, todos os outros não podem acreditar na vitória? Não podem estar optimistas? Teriam que entrar já resignados antecipando a derrota? Mas afinal o sonho não comanda a vida?

A mim ninguém me pode tirar a vontade de acreditar que algo de bom pode acontecer, e, ver, com alguma expectativa, como pessoas, como os meus caros amigos, em caso de um pequeno milagre, vão reagir. Ficarei à espera desse dia.

Bruno Macedo

P.S. Com o avanço da ciência é bastante mais fácil mudar de sexo do que Portugal ganhar o campeonato do mundo, mas a questão é... qual das duas era a da sua preferencia?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial