28.3.07

Citando (2)

"(...) e havia a guerra, onde os rapazes se faziam homens e se faziam em fanicos. era muito triste, aquela coisa das despedidas no cais com as mulheres de negro a chorar e o barco a dizer adeus. mas já não nos lembramos bem. era muito triste, aquela coisa de não se ter sido capaz de negociar uma saída digna das colónias, enquanto era tempo. mas melhor, muito melhor, mandar as culpas para os que vieram depois. era muito triste, aquela coisa de termos o mundo todo, até o bom velho vaticano, a torcer-nos o nariz por não sabermos descolonizar como pessoas civilizadas. chato, haver missionários a denunciar massacres feitos por portugueses. mas ninguém é perfeito, não é?

e é tão giro, votar no salazar. é assim uma espécie de voto de protesto. é dizer que não gostamos disto. do regime que temos -- que só depende de nós e dos nossos votos, que chatice. do país que temos -- que só depende de nós e do que fizermos com ele, que chatice. é dizer que não gostamos de nós, que temos o regime e o país que queremos e fazemos.

muito, muito melhor ter alguém a quem culpar. um gajo de costas largas, de cara séria, que conte os tostões e coma a galinhas e os legumes da horta da tia maria, autoritário, sim, mas sééério. mandando matar quem lhe faz frente sim, mas sééério. manipulando eleições sim, mas sééério. mandando prender quem discorda dele sim, mas sééério. arruinando e atrasando talvez irremediavelmente o país sim, mas séééério. perseguindo até ao fim heróis como aristides sousa mendes sim, mas sééério".


Fernanda Câncio no Glória Fácil. Post completo aqui.

2 Comentários:

Às 1:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

De acordo, mas o que é que isso tem a ver com o Salazarinho ter ganho o raio do concurso? Apeteceu à Fernanda lembrar o pessoal? Dizer coisas com que toda a gente concorde não chega a ser seeeeeerio....

 
Às 6:18 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Declarações exclusivas de Salazar minutos após a vitoria no concurso: "Mas onde raio estavam vocês no 25 de Abril?"

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial