29.10.06

Efeito José Rodrigues dos Santos

A "estátua da polémica" foi ontem descerrada em pleno interior alentejano, no centro da vila de Cuba, numa homenagem a um "filho da terra" - Cristóvão Colón - que as teses de investigadores portugueses garantem ser o célebre descobridor das Américas (...) Os promotores da homenagem, a primeira em Portugal a Cristóvão Colón, defendem a alteração dos manuais escolares, para que refiram o alentejano Colón em vez do genovês Colombo.

Há quem afirme que Colombo é português, alentejano, e que a Cuba de Fidel tem esse nome como forma de homenagear a terra natal de Colombo: Cuba, no Alentejo. Do ponto de vista histórico foi uma sorte Colombo ter nascido em Cuba e não em qualquer outra vila alentejana. Não ficava tão bem falar-se na crise dos misseis de Arraiolos, ou de Fidel Castro como o ditador da Zambujeira do Mar. E as agências de viagens promoverem Odemira como destino turístico ou Havana ser a capital de Alter do Chão. Além disso, não sei até que ponto Fidel ia achar piada ao facto do Rui Veloso e o Carlos Tê andarem a escrever canções sobre o seu país.
Estou de acordo que se investigue a naturalidade de Colombo. Aposto que se a investigação for aprofundada vamos com certeza ler diversos relatos da época em que a tripulação que viajava com Colombo garantia que ele por diversas vezes os abordava com expressões como "maganos" e "compadres".

4 Comentários:

Às 4:25 da tarde , Blogger LA disse...

"Fidel Castro como o ditador da Zambujeira do Mar"

Eh pá! Isso é que não...

"as agências de viagens promoverem Odemira como destino turístico"

Deviam fazê-lo, com certeza.

Já agora: também se especula que a origem de Colombo esteja num monte em Colos (Odemira).

 
Às 10:30 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Genial!

 
Às 4:51 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

LEITURA DO "MISTÉRIO COLOMBO REVELADO"

 
Às 10:36 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Colombo foi Português liam o "MISTÉRIO COLOMBO REVELADO" http://www.colombo.bz
Provas

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial