28.4.07

O The Sock Gap feito pelo You Tube



LCD Soundsystem - "North American Scum"

27.4.07

A Jacinda Barrett* que não acabou os estudos



















Jacinda first studied drama at Kenmore State High School in Brisbane, but her desire to see the world led her to leave home immediately after high school.

*Actriz de "Last Kiss", filme que não sei bem porquê só está num par de salas em toda a cidade de Lisboa.

26.4.07

A ler

"Sr. Presidente: Não me resigno" de Pedro Lomba, no Diário de Notícias.

25.4.07

Na verdade é bem giro, tem alcatrão e uns pilares no meio....

Dez mil portugueses não encontraram melhor maneira para passar o feriado do que visitar o túnel do Marquês. Um homem, em declarações à SIC, afirmou orgulhoso que também já tinha estado na feijoada da ponte e que agora fez questão de "vir de Moscavide para atravessar o túnel". Quando a coisa abriu à circulação automóvel as câmaras da SIC captaram o momento em directo - vá lá saber-se porquê - e eu pude observar não só uma grande buzinadela como dois carros onde os ocupantes estavam à janela a agitar cachecois de Portugal. Temos portanto gente cujo pensamento funciona mais ou menos assim:

- Vamos ver o túnel?
- Vamos, deixa só ir buscar os cachecois de Portugal.

E que giro é o túnel. Parece que tem alcatrão e uns traços brancos pintados no chão. Uns pilares no meio, umas setas e uns azulejos. Trata-se portanto de um grande avanço em matéria de túneis.
Por vezes penso que se em Portugal fosse tão fácil comprar armas como é em certos locais dos Estados Unidos eu seria um tipo mais feliz.

23.4.07

Pois, talvez não seja má ideia

EUA: Congresso americano quer proibir porte de armas a doentes mentais

A Natalie Imbruglia que não acabou os estudos




















By age 16, Natalie Imbruglia left high school to start a career in acting.

22.4.07

Hoje passei pelo Indielisboa

Não confundir com o Índia-Lisboa. Esse é o nome que dou aos autocarros que ligam o Martim-Moniz à Avenida da Liberdade.

20.4.07

Sobre o tema em análise nos últimos três posts

Mais coisa menos coisa era isto que vos queria dizer. Acho que posso dar o tema por encerrado.

Isto o que aconteceu foi muito simples meus amigos

Acreditar em Jesus




















Jorge Jesus, The Special One.

Há um tema sobre o qual vos queria falar. Até já.
















Na Final, 18 anos depois.

19.4.07

A Monica Bellucci que não acabou os estudos



















Monica Bellucci decided to start modeling in order to help pay for her tuition while at the University of Perugia, but the glamorous lifestyle tempted Monica away from her law studies.

Iniciação a uma vida banal

Ou saudades dos tempos em que os Da Weasel lançavam singles cujo refrão não era "Nina quero tratar de ti" ou "Uh Uh Ye Ye".

18.4.07

A Uma Thurman que não acabou os estudos


17.4.07

Estilo camisa aberta e tudo ao estalo

Portas quer CDS com «atitude contemporânea»

15.4.07

Em escuta ali ao lado

Os The Gift preenchem o ambiente sonoro deste blogue e, talvez menos importante mas mesmo assim digno de nota, preenchem também as páginas do EP3, suplemento de música do "El País", acessível por aqui. Os The Gift já marcaram presença neste blogue antes, quer através da cabine do dj quer através do You Tube, mas a verdade é que podiam muito bem ser presença fixa. Assim uma coisa do género de banda sonora oficial. Fazem-me recuar até 1999 - ou coisa que o valha - e ao dia em que um amigo convence-me a acompanhá-lo a um concurso de bandas algures na Margem Sul onde, assegurava ele, no final ia tocar uma excelente banda de Alcobaça. E pronto, convencido assim que escutei os primeiros acordes, ali nasceu uma admiração que permanece até hoje. Recordo mesmo um inquérito feito por telefone, um ou dois anos mais tarde, onde do outro lado da linha pediram para indicar a figura pública mais sexy de Portugal. Sónia Tavares respondi imediatamente. Quem, questionaram do outro lado da linha. Sónia Tavares repeti. Obrigado pela sua participação, remataram. Estou bem convencido que a minha participação não foi validada. Mas esse caso remete para os arquivos do Achtung Baby e para um post que já andava aqui guardado há algum tempo. Porque qualquer tomada de posição pública em defesa de Sónia Tavares merece ser divulgada em larga escala.

"(....) por que é que não se fala de Sónia Tavares? Insiste em falar-se de Scarlett Johansson, mas ninguém fala de Sónia Tavares. Poderá ser por causa da tatuagem, mas ainda assim não percebo. Talvez compreenda mas não perceba, ou não perceba nem compreenda, nunca entendi bem essa distinção. Portanto, ignore-se a tatuagem - falamos de Sónia Tavares.
Aliás, a partir de hoje, sempre que me falarem de Scarlett Johansson, responderei: "Sónia Tavares".

O The Sock Gap feito pelo You Tube



A propósito de lesões a jogar basquetebol, a cerimónia de despedida de Larry Bird.

14.4.07

De regresso ao Maracanã *

"(...) Acontece que nós, em Fiorito, lá no bairro, desafiávamos muito mais que isso. Desafiávamos o sol. A minha velhota, a Tota, que cuidava de mim e me mimava o tempo todo, dizia-me: «Pelu, se vais jogar....só depois das cinco, depois do sol se pôr». E eu respondia-lhe: «sim, mamã, sim mamã, fica descansada». E saía às duas de casa com o meu amigo, Negro, o meu primo Beto ou com quem fosse, e, às duas e um quarto, já estávamos a jogar. Sempre a dar-lhe, sob os raios do sol!, e não nos importava nada e dávamos tudo por tudo....Por volta das sete, parávamos um bocadinho, pedíamos água nalguma casa e continuávamos. Jogávamos na escuridão, era igual. E agora oiço dizer, por aí, que em tal campo falta luz. Mas eu jogava às escuras, filhos da puta!"

"Eu sou El Diego", Oficina do Livro (2001).

* Campo ali entre o Castelo e Alfama, já uma vez recordado neste blogue.

13.4.07

Mas atenção que ele não disse de que ano

Lisboa: Túnel do Marquês abre dia 25 de Abrill, diz Carmona

De maneiras que é assim

Falhei a oportunidade de ver o Reininho no karaoke do Frágil e, mais importante, a hipótese de dançar ao pé coxinho fruto da lesão no joelho. Felizmente falaram-me de uns concertos a ter lugar ainda este mês no Casino de Lisboa, entre os quais consta Spaceboys, do grande Kalaf, o homem que tem uma versão absolutamente deliciosa do tema "Procissão" que qualquer dia ainda coloco em escuta aqui no blogue. Haja esperança, portanto.

12.4.07

O The Sock Gap feito agenda cultural

Esta noite, no Frágil, Rui Reininho (GNR) e Pedro Oliveira (Cindy Kat) em "KaraokEighties".

11.4.07

"Sem gravidade"

Em mais uma maratona de basquetebol lesionei-me no joelho. A ida ao Hospital serviu para ficar a saber que a lesão "não é grave" e que apenas tenho os ligamentos "a dançar". Antes "dançar" que "bailar". A primeira opção sempre dá mais estilo. Saí um pouco desapontado, já me imaginava a explicar aos amigos que tinha uma micro-ruptura a nível dos ligamentos cruzados do joelho ou coisa que o valha. Podia ser que, assim, desse a impressão que era um jogador a sério, com lesões a sério. De resto é sempre simpático andar a coxear porque permite escutar observações plenas de sentido como:
- Então, a coxear?
Podia sempre responder que não, que fazia parte de um novo estilo de andar na rua que procurava implementar. A questão é que digo sempre "é verdade, lesionei-me a fazer desporto". O que dá origem à imediata pergunta "mas já foste ao Hospital"? Aqui, encostado às cordas, sou forçado a responder "sim, não é nada de grave" o que dá a oportunidade de observarem "então estás bom". Pois, clinicamente estou. Seguem-se as despedidas e lá sigo eu, rua abaixo, a coxear, até encontrar a próxima pessoa conhecida que me pergunte "então, a coxear"?
A explicação da micro-ruptura (que por acaso nem faço ideia o que seja) parecia-me muito melhor.

10.4.07

O que fica do caso da licenciatura de Sócrates?

A oportunidade de ver, talvez pela primeira vez, o “Público” e o “Expresso” a partilharem os temas de primeira página com “O Crime”.

8.4.07

Amêndoas e outros doces















As manas The Corrs.

6.4.07

Mensagem de Páscoa de sua santidade o You Tube



Andres Calamaro, artista argentino de quem não sei absolutamente nada a não ser o facto de ter uma música, que por acaso já tinha estado em escuta neste blogue há uns meses, dedicada a Maradona.

Mensagem de Páscoa de sua santidade o autor deste blogue



















La salud de Maradona tiende a normalizarse

Mensagem de Páscoa de sua santidade Blogger.com*

"An error has occurred".

*Mensagem repetidas vezes exibida nos últimos dois dias.

5.4.07

And now for something completely different

Portugueses voltam a invadir Algarve

3.4.07

Era chamar o Gattuso* para fazer valentes entradas a pés juntos aos responsáveis por estas agendas

Esta notícia e esta informam do concerto dos GNR no Cinema São Jorge, amanhã, com entrada livre. Após contacto telefónico com a bilheteira do espaço, fiquei a saber que a informação está errada. Estarão lá amanhã os GNR, sim, mas a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Repúblicana!! "Não são os senhores do Porto" disseram-me do outro lado da linha.

*Já não fazia referência ao Gattuso há algum tempo, este blogue sentia a sua falta.

Spam

A caixa de correio aqui do blogue recebeu hoje três mails a prometer "hot pictures" de Britney Spears. Agradeço a quem enviou mas apaguei sem abrir. Nunca fui grande fã de skinheads.

2.4.07

Em escuta ali ao lado















Anda uma pessoa distraída e dá de caras com esta notícia a indicar um concerto dos GNR, na próxima quarta-feira, no São Jorge. O Rui Reininho, assim como o Sérgio Godinho, o Jorge Palma ou o JP Simões (a propósito no Maxim no próximo fim-de-semana) podiam muito bem dar início a um espaço intitulado "de que falamos quando falamos de escritores de canções". Acontece que o Reininho está para a música como o Pedro Barbosa para o futebol. É genial, faz grandes coisas, mas só quando lhe apetece. As duas músicas em escuta ali ao lado, à distância de um click no play, são das melhores que a música nacional conheceu. O álbum que ilustra os temas tem função meramente decorativa, até porque só o primeiro lá consta. De resto, dizer que "o que eu gosto em mim, o que me motiva, é uma perguiça transcendental" podia muito bem ser um hino de vida. E "Popless" é uma daquelas canções que merecia pena de prisão a quem a destruísse como aconteceu com aquele senhor do hip-hop. E só aos grandes artistas, seja no futebol, seja na música, perdoamos os erros ou a falta de vontade. Com os GNR isso aconteceu em sucessivos temas nos últimos anos. A malta perdoa e finge que não vê ou escuta. Como em Cascais no último Verão (na foto), na próxima quarta-feira, a confirmar-se, lá estarei pronto para que lhe apeteça dar um grande espectáculo.

1.4.07

De vez em quando surgem pequenos sinais de que a carreira já conheceu melhores dias

Nelly Furtado é a cabeça-de-cartaz da XVII Expofacic - Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede - Festas do Concelho/2007, partilhando o mesmo palco por onde vão passar nomes como Quim Barreiros, D´ZRT, 4Taste, Paulo Gonzo ou Tony Carreira.