29.10.06

Efeito José Rodrigues dos Santos

A "estátua da polémica" foi ontem descerrada em pleno interior alentejano, no centro da vila de Cuba, numa homenagem a um "filho da terra" - Cristóvão Colón - que as teses de investigadores portugueses garantem ser o célebre descobridor das Américas (...) Os promotores da homenagem, a primeira em Portugal a Cristóvão Colón, defendem a alteração dos manuais escolares, para que refiram o alentejano Colón em vez do genovês Colombo.

Há quem afirme que Colombo é português, alentejano, e que a Cuba de Fidel tem esse nome como forma de homenagear a terra natal de Colombo: Cuba, no Alentejo. Do ponto de vista histórico foi uma sorte Colombo ter nascido em Cuba e não em qualquer outra vila alentejana. Não ficava tão bem falar-se na crise dos misseis de Arraiolos, ou de Fidel Castro como o ditador da Zambujeira do Mar. E as agências de viagens promoverem Odemira como destino turístico ou Havana ser a capital de Alter do Chão. Além disso, não sei até que ponto Fidel ia achar piada ao facto do Rui Veloso e o Carlos Tê andarem a escrever canções sobre o seu país.
Estou de acordo que se investigue a naturalidade de Colombo. Aposto que se a investigação for aprofundada vamos com certeza ler diversos relatos da época em que a tripulação que viajava com Colombo garantia que ele por diversas vezes os abordava com expressões como "maganos" e "compadres".

É verdade que ontem disputou-se um derby emocionante



Inter de Milão 4-3 A.C. Milão

25.10.06

Não eram pauladas que o gajo merecia, eram valentes entradas a pés juntos do Gattuso

Se bem percebo a coisa, Miguel Sousa Tavares está a ser acusado de plágio por se referir no "Equador" a personagens reais retirados de um livro que faz uma descrição factual dos acontecimentos que levaram à independência da India.

João Miranda no Blasfémias.

Este blogue acusa Miguel Sousa Tavares de recorrer ao plágio em "Equador". Miguel Sousa Tavares, citado pelo 24 horas, respondeu afirmando que o caso "será resolvido em tribunal e à paulada". Não fosse o facto do acusador estar protegido no sempre confortável anonimato e seria uma coisa interessante de ver.

E eu cheio de orgulho em ser português....

A Câmara de Vinhais acaba de construir aquele que se julga ser o maior assador de castanhas do Mundo. A peça, candidata ao Guiness, é capaz de assar uma tonelada de castanhas ao mesmo tempo.

....acho que rebento de orgulho quando for inaugurada a arvore de natal que afinal este ano ainda vai ser maior que em anos anteriores.

20.10.06

O The Sock Gap feito abichanado



A bater o pé ao som de "I don´t feel like dancin", o primeiro single do novíssimo "Ta Dah", dos Scissor Sisters, que se encontra em escuta ali ao lado. Toca ainda "Laura" em jeito de recordação do álbum de estreia "Scissor Sisters" (2003).

18.10.06

A menina canta?

Scarlett Johansson grava álbum de covers de Tom Waits

Rivoli

Aquela malta que está a manifestar-se no Rivoli tem aquele aspecto porque está há vários dias fechada no teatro ou eles são sempre assim?

Isto ainda vai dar uma novela na TVI



"Os Outonos de Cavaco", capa da revista "Focus" desta semana.

15.10.06

Imprensa estrangeira


"The sexiest woman alive", pela Esquire.

Imagem daqui.

O maior português de todos os tempos

É provavelmente uma das coisas mais parvas a surgir na televisão nacional. De qualquer das formas estou decidido a gastar dinheiro numa chamada para poder votar no José Cid. Ou no Eládio Clímaco. Ou no Sr. Zé, aqui da minha rua, que tem à vontade para cima de 1,94cm sendo um dos portugueses mais altos que já vi. No entanto o facto de nenhum destes nomes constar da lista pode ser um problema. Lista essa que é uma autêntica delícia. Não sei quem a elaborou mas é muito curiosa a forma como não exististe qualquer critério, é, basicamente, tudo ao molho. José Mourinho junto de João César Monteiro, Álvaro Cunhal ao lado de Alfredo Marceneiro e António Lobo Antunes por cima de Salazar. Fernão de Magalhães e Eusébio ou Eça de Queirós e Durão Barroso. Infante D. Henrique ou Joaquim de Almeida, Luís Figo ou Natália Correia. Não vi lá o João Baião, mas também não procurei bem.

13.10.06

Manif (II)

Muito me custa ver as músicas do Sérgio Godinho associadas às manifestações da CGTP.

Manif

Pergunto-me se na manifestação de professores do passado dia 5 estava presente aquela minha professora do secundário que avisava a turma, ao intervalo, que provavelmente iria chegar mais tarde porque ia ao Pingo Doce comprar peixe. Ou a outra, de Português, que perdia 20 minutos da aula a contar como em criança gostava de "tomar banho sem cuecas" num riacho que tinha junto de casa.

11.10.06

Na noite do aniversário

o Lux enche-se de pessoas que não frequentam o Lux nos restantes dias do ano.

10.10.06

Amor à camisola



Um tribunal de Barcelona proibiu a exibição deste anúncio em que aparece um grupo de crianças, uma delas com uma camisola igual à da selecção espanhola, que não desejam jogar com outro menino porque este tem uma camisola da selecção catalã vestida. A reacção dos restantes miúdos foi a de tirarem as camisolas e jogarem de tronco nú.
Foi, portanto, com muito fervor nacionalista que decorreu, no passado fim-de-semana, o encontro entre as selecções da Catalunha e do País Basco, um desafio que não tinha lugar há 35 anos. A propósito do anúncio, ao intervalo, e como conta o Mais Futebol, muitos dos mais de 56 mil espectadores presentes em Barcelona despiram a camisola. Em campo o resultado final foi de 2-2-.

9.10.06

Lampião

Ouviu que o Expresso trazia a Biblia e foi a correr comprá-lo julgando que se tratava do jornal "A Bola".

Ela está de volta, desta vez ainda maior

Quem teve oportunidade de ler o post que em tempos escrevi no Quarta Ferida Narcísica sabe o que penso acerca da árvore de Natal do Terreiro do Paço. Hoje fiquei a saber que não só aquela estrutura metálica, a que alguns chamam de árvore, vai continuar lá, como ainda vai ser maior. Acredito que tal medida deve-se ao facto de algum país estar a pensar fazer uma do mesmo tamanho. E vai daí nós, que não somos nenhuns ótários, acrescentamos mais três metros à coisa. Era o que faltava, chegar a época natalícia e percebermos que, afinal, já não tinhamos a maior árvore de Natal da Europa. O que seria das famílias que entopem a Avenida da Liberdade para poder tirar uma foto à coisa e usar como fundo de telemóvel? Sim, porque tirar uma foto a uma árvore qualquer não tem piada. Agora, se for a maior da Europa o caso muda de figura. E cheira-me que este ano a Floribella é rapariga para dar lá uns dois ou três espectáculos até ao Dia de Reis. No entanto, registo com agrado o facto de a árvore ter parado de se mexer. É que inicialmente estava em Belém e eu até consegui passar a época sem lhe pôr a vista em cima. O ano passado veio para o Terreiro do Paço. Tive receio que, pelo andar da carruagem, este ano acordasse e tivesse a árvore em frente à minha casa.

Em escuta ali ao lado

A recordação de "Com um brilhozinho nos olhos" a poucos dias do lançamento de "Ligação Directa", álbum que assinala o regresso de Sérgio Godinho aos originais, quase seis anos depois de "Lupa".

6.10.06

E jornais, já ouviste falar?

"Houve uma manifestação de professores? Não sei o que se passa porque não vejo televisão. A televisão hoje em dia não presta, é tudo uma treta".

Resposta de José Almendo, técnico de informática, ao Vox Populi do "Público" de hoje.

Weekend

"Drinking will not solve your problems but it will give you lots of interesting new ones"

3.10.06

Duelo

Pacheco Pereira desafiado no A Cena dos Outros.

Mas julgo que até o Barney começa a ter as suas dúvidas

«Não deixaremos o Iraque nem que apenas Laura e Barney, o cão, sejam os únicos a apoiarem-me»

George W. Bush.

2.10.06

"Uma mulher desmazelada não serve para nada"

(...) sempre achei que as mulheres não deviam ser desmazeladas. Uma mulher desmazelada não serve para nada.

O que é uma mulher desmazelada?

É uma mulher que não se trata, que não se penteia, que não se pinta um bocadinho, que não tem um berloque, uma roupinha da Zara. Hoje, as mulheres desmazeladas não têm desculpa. Não as imagino a tomar conta de nada. Os filhos também andam desmazelados, a casa deve ser um caos, não deve haver jantar. Ter uma mãe desmazelada deve ser traumático. Lembro-me de amigas minhas que sofriam muito. Uma mulher desmazelada acaba por desmazelar tudo à sua volta.

Maria José Nogueira Pinto em entrevista ao SOL.

Onde, como todos sabemos, é um óptimo local para tomar decisões

"As pessoas que trabalham comigo sabem que nos momentos de grande crise, quando é preciso reflectir e tomar decisões, vou para a Zara".

Maria José Nogueira Pinto em entrevista ao SOL.